Blog

04 Jan 2019 - em Cirurgia Maxilofacial

Meu plano de saúde cobre a minha cirurgia ortognática?

Um dos aspectos relevantes na decisão pela cirurgia ortognática dizem respeito aos custos, que no total somam um valor considerável devido às inúmeras etapas envolvidas na execução da cirurgia.

A cirurgia ortognática tem se tornado cada vez mais tecnológica fruto das incorporações dos conhecimentos mecânicos e biológicos de pesquisas que vem sendo constantemente desenvolvidas. Estes vão desde o aprimoramento e refinamento das técnicas de osteotomias (cortes no osso), fixação das osteotomias com placas e parafusos cada vez mais precisos e planejamentos virtuais tridimensionais que tem sido o ponto chave revolucionário na cirurgia ortognática contemporânea incorporando todo nosso conhecimento do que podemos fazer previamente a cirurgia em um ambiente virtual podendo optar por técnicas menos invasivas com melhor resolutividade e por reposicionamento das bases ósseas no esqueleto facial dentro dos tecidos moles que proporcionem a melhor percepção estética a face.

Assim a etapa da cirurgia em si com a execução técnica tem se tornado somente uma etapa do tratamento global que deve ser chamado de "TRATAMENTO ORTOGNÁTICO” e não somente cirurgia ortognática.

Todas as etapas desse longo tratamento geram custos uma vez que o tempo despendido para a análise do caso mais planejamentos computadorizados, juntos com os custos de manutenção dos softwares e impressão das guias computadorizadas 3D em dispositivos de alta precisão devem ser considerados nos custos.

A Agência Nacional de Saúde (ANS), que regulamenta a abrangência de cobertura dos custos dos planos de saúde no país, em seu roll especifica claramente que mesmo o profissional não pertencendo a rede credenciada, o paciente tem direito a cobertura de custos da cirurgia ortognática e dependendo do contrato do paciente com o plano, o direito ao reembolso total de todas as despesas/ honorários da cirurgia. Estas situações claramente são individuais, depende do tipo de plano contratado pelo paciente, da seguradora de saúde e das abrangências do plano.

Assim, no que tange aos custos, claramente os gastos totais são elevados uma vez que incorporam diversos profissionais, diversas tecnologias, em um tratamento que exige minúcias e detalhes abrangentes. A consulta com o cirurgião bucomaxilofacial, a análise do caso e das  etapas necessárias é fundamental para uma avaliação dos custos que variam de caso para caso.

 
Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160