Cirurgias da Face

Cirurgia dos Dentes do Siso

Sua remoção deve ser indicada por critérios preventivos e profiláticos, ou seja, prevenção de infecção / inflamação da gengiva ao redor do dente, principalmente em que os mesmos estiverem erupcionados. No caso deles estarem no interior do osso, ele esta associado ao desenvolvimento de perdas ósseas na região posterior dos segundos molares, e desenvolvimento de cistos e tumores odontogênicos.

Por que tenho que remover meus sisos / terceiros molares?

Começaria respondendo porque não remover? A principal questão é que a remoção deve ser profilática, ou seja, remove-se o dente com o intuito de prevenir problemas e não trata-los.

Os dentes necessitam de espaço para estarem presentes na cavidade bucal sendo que este espaço é determinado pela existência de dimensões ósseas. Os dentes do ciso (terceiros molares) são os últimos na escala cronológica de aparecimento na cavidade bucal, sendo assim quase sempre não encontram este espaço e quando encontram espaço, as condições gengivais não favorecem a manutenção saudável deste na cavidade bucal, favorecendo o desenvolvimento da pericoronarite (inflamação do capuz pericoronário ao redor do ciso). A mesma é caracterizada por infecções com formação de abscessos repetidos.

Quando não encontram espaço, retidos no interior do osso podem facilitar o desenvolvimento de bolsas periodontais com defeitos ósseos na superfície distal do segundo molar.

Os tecidos que recobrem o ciso quando retidos, também podem sofrer degenerações císticas/ tumorais cujas consequências e tratamentos são extremamente difíceis podendo levar a sequelas irreversíveis.
Quando tenho que remover? Qual a idade ideal para realizar a remoção?

O que precisamos lembrar é de um nervo chamado alveolar inferior e/ou dentário inferior (responsável pela sensibilidade do lábio inferior).  As raízes dos terceiros molares (ciso) possui uma relação de proximidade com este nervo, mais frequente que os outros dentes inferiores, e o desenvolvimento radicular completo do ciso implica em contato íntimo com este nervo e possibilidade de lesão irreversível ao mesmo. Assim com um terço a dois terços do desenvolvimento radicular sua remoção seria realizada com riscos quase zero de lesão ao nervo. Dessa maneira a idade de 16 a 18 anos (depende de cada pessoa) seria a ideal para a realização da remoção.

Entre em Contato Conosco