Blog

14 Jun 2018 - em Disfunção de ATM

Artroscopia da ATM: Quais são as vantagens ressonância magnética?

As dores na minha ATM podem ser explicadas por uma ressonância magnética?

Sempre que qualquer parte do corpo passa por uma injúria (química/térmica ou mecânica) existe uma rede integrada de sensores responsáveis por captar tal estímulo e transmitir a centros cerebrais para termos consciência da dor associada a determinada injúria. As redes que recebem, modulam e integram tal estímulo constituem um sistema de enorme complexidade em vários níveis.

No que diz respeito às articulações temporomandibulares com artralgia diagnosticada à mesma, as alterações bioquímicas são o ponto chave, sempre com manifestações artroscópicas associadas.

Estas alterações bioquímicas somente podem ser visualizadas artroscopicamente, sendo que manifestações imaginológicas a nível de ressonância magnética somente podem ser detectadas em níveis mais avançados de agressões químicas com degenerações teciduais associadas envolvendo as mais variadas estruturas articulares.

No que tange a dor (principal sintoma) pela qual o paciente procura solução, juntamente com limitações funcionais da mastigação ou com limitação da abertura bucal, a mesma é definidamente caracterizada por ser uma experiência multidimensional e individual.

Com esse conceito em mente podemos concluir que não é o nível da agressão (dano bioquímico) mas sim como o indivíduo responde aquele dano que representará o padrão da dor associada.

Estas muitas vezes aparecem como otalgia (dor no ouvido), cefaléia (dor de cabeça), plenitude aural (ouvido tampando), podendo até mesmo irradiar-se a região dos ombros em alguns casos.

Assim, nem sempre teremos alterações na ressonância magnética das articulações, mesmo o problema estando localizado no interior das articulações.

Nesse ponto a clínica que o paciente escolhe é um fator decisivo, na qual o conhecimento por parte do profissional acerca das condições dolorosas da face passa a ser ponto imperativo.

Com a presença de fatores clínicos positivos a sintomas e sinais de dores de origem de disfunções nas articulações temporomandibulares a artroscopia das articulações passa a ser diagnóstica. Ao mesmo tempo terapêutica uma vez que no trans artroscopia além do diagnóstico podemos proceder algumas intervenções no interior da articulação de maneira minimamente invasiva.

Imagens artroscópicas da ATM (Lado direito) cuja paciente apresentava sintomatologia intra-articular com manifestação clínica positiva a manobras diagnósticas. Paciente já havia sido a diversos tratamentos conservadores como fisioterapia, aplicação de botox… minimamente invasiva.

Imagens artroscópicas da mesma paciente da ATM (Lado esquerdo) cuja sintomatologia existia porém com menor intensidade. Note a marcante diferença no aspecto intra articular. Adicionalmente as ressonâncias magnéticas dos lados direito e esquerdo não demonstraram significantes diferenças com o lado esquerdo apresentando um deslocamento de disco sem redução.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160