Blog

10 Dez 2020 - em Cirurgia Maxilofacial

Vou fazer minha cirurgia ortognática com alinhadores… O que devo esperar?

O advento dos alinhadores ortodônticos abriram novas perspectivas aos pacientes que buscam tratamento ortodôntico. Sabemos que o tratamento das deformidades dentofaciais com cirurgia ortognática quase sempre requer algum tipo de alinhamento ortodôntico tanto antes da cirurgia ortognática (Método Tradicional com o Alinhamento e Nivelamento ortodôntico realizado primeiro) como após a realização da Cirurgia Ortognática (Surgery First ou Benefício Antecipado).

Os movimentos dentários necessários associados a cirurgia ortognática e finalização do tratamento ortocirúrgico tradicionalmente são e foram realizados com braquetes e fios que removem interferências oclusais entre as arcadas e buscam a compatibilidade entre os arcos durante a cirurgia, garantindo a estabilidade articular (ATM- articulações temporomandibulares). Este trabalho ortodôntico pode ser visto analogamente como se uma tampa tivesse que ser feita para se encaixar em uma panela.

Os alinhadores ortodônticos aparecem como uma novidade no mercado mundial, fazendo com que planejamentos ortodônticos em softwares 3D possam ser completamente integrados as movimentações clínicas com dispositivos progressivos (conhecidos como alinhadores) que foram planejados e impressos em impressoras 3D.

Temos que pensar também que a biologia do movimento dentário é a mesma, somente muda o instrumento com a qual a mesma será realizada. No entanto os alinhadores apresentam algumas vantagens entre elas a estética, facilidade de alimentação e higienização por parte do paciente com menos danos periodontais.

A forma de utilização dos elásticos também teve que ser modificada, uma vez que após a cirurgia ortognática a acomodação muscular as mudanças nas bases ósseas necessita ser contida com elásticos para equilíbrio oclusal. Tradicionalmente o paciente em uso de braquetes pode utiliza-los como dispositivos para ancoragem dos elásticos. No caso de alinhadores teríamos que utilizar outros dispositivos para uso de elásticos que podem ser tanto botões colados nos dentes, nossa preferência como dispositivos intra ósseos de ancoragem conhecidos como TADS.

No que diz respeito ao planejamento cirúrgico as técnicas tradicionais de planejamento 3D podem ser aplicadas. Um detalhe importante é estabelecer a oclusão final do caso que com o uso de alinhadores apresenta algumas considerações peculiares em pacientes com deformidade dentofacial classe II e com deformidade dentofacial classe III.

Sendo assim o paciente que deseja optar por alinhadores aos invés de aparelhos fixos no preparo da cirurgia ortognática deve passar por uma avaliação individual do caso para diagnóstico e planejamento com vistas à confirmação da possibilidade de tratamento.

 

Caso de paciente com deformidade dentofacial classe II tratado com alinhadores e cirurgia ortognática. Observe os botões com uso de elásticos e alinhadores concomitantes.

............................................

Dr. Pablo Leite
CRO/SC 6944

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8864-0770 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8864-0770 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160