Blog

28 Jun 2018 - em Cirurgia Maxilofacial

Queixo para trás: mentoplastia ou cirurgia ortognática? - Dr. Pablo

Dentre as contestações faciais estéticas principais das mulheres a falta de queixo, muitas vezes associadas a tecidos moles com sobra na região abaixo da mandíbula (conhecida como papada), realmente perturbam a percepção da face, principalmente quando vistas de perfil.

Esta falta de queixo pelo não desenvolvimento mandibular, ou do próprio mento, realmente não agrada elas. Mesmo com outras alterações do rosto, esta é ainda a primeira queixa pela qual as mulheres procuram tratamento.

Fica fácil entender que se avançarmos a estrutura óssea iremos esticar os tecidos moles da região abaixo do queixo (submentoniana) e otimizar os contornos mandibulares.

Com relação a falta de desenvolvimento das estruturas ósseas, as mesmas podem ser abordadas tanto através do avanço mandibular associado diretamente ou não a cirurgia de mentoplastia (corte ósseo somente no queixo).

Estas decisões somente devem ser tomadas mediante um planejamento 3D com auxílio de tomografias computadorizadas, e não somente por exame clínico isolado.

A decisão de realizar uma cirugia de mentoplastia (corte no osso do queixo) isoladamente pode ser extremamente desastrosa ao resultado final estético, uma vez que avanços ósseos maiores do que 3 a 4 mm podem resultar em tecidos moles inestéticos, com aparência envelhecida e com casca de laranja.

Nestas situações o avanço deve ser associado ao avanço de mandíbula concomitante ou outras técnica em tecido ósseo.

Assim na reclamação de falta do queixo nem sempre a mentoplastia (corte no osso) isoladamente realmente resolve. O Cirurgião Bucomaxilofacial saberá analisar e planejar adequadamente qual a melhor intervenção, pois mentoplastia sozinha nem sempre é a solução.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160