Blog

04 Out 2018 - em Cirurgia Maxilofacial

Quando operar minha classe 3? Decidindo minha cirurgia ortognática classe 3

Sua aparência facial de uma mandíbula prognata (projeta), sua alteração de mordida, sua dificuldade na fonação, entre outras alterações associadas ao Paciente com Deformidade Dentofacial 3, que interferem sobremaneira na qualidade de vida, é que fazem da cirurgia ortognática classe 3 uma alternativa viável.  

Biologicamente falando, o momento crucial para a intervenção da cirurgia ortognática classe 3 coincide com o término do crescimento craniofacial, que quando estabilizado (finalizado) não irá mais levar a alteração na posição dos maxilares. Para avaliarmos este ponto fundamental da cronologia biológica lançamos mão principalmente de exames de imagens correlacionado com dados clínicos.  

Outro ponto a ser considerado diz respeito aos fatores oclusais que possam garantir a estabilidade das modificações esqueléticas no pós cirúrgico, ou seja, os arcos dentais irão conseguir ter um encaixe adequado no pós cirúrgico.    

As ferramentas de planejamento, que permitem o reposicionamento dos maxilares tridimensionalmente em um ambiente virtual, ganharam sua posição na área da cirurgia ortognática. Estes softwares permitem simulações das movimentações das estruturas ósseas com suas repercussões nos tecidos moles, visando a análise dos mesmos na obtenção do equilíbrio e proporção das estruturas faciais. Estas movimentações planejadas nas bases ósseas devem ser apoiadas e estabilizadas sobre um alicerce considerado o ponto chave da reconstrução dento facial, os côndilos mandibulares, cuja estabilidade dimensional e posicional fundamentam que o resultado planejado seja mantido a longo prazo. Adicionalmente os côndilos mandibulares representam um dos sítios de crescimento do esqueleto craniofacial de grande impacto e a sua corticalização (fechamento da camada cortical periférica) representa a imagem do final do crescimento deste.

As potenciais informações genéticas do crescimento, conjuntamente com fatores hormonais/endocrinológicos, exercem seus efeitos e determinam o crescimento de todo o organismo. Claro que fatores ambientais e hábitos interferem na forma como o crescimento ocorre, porém com uma pequena contribuição no resultado final, ou seja, o que está programado (dimensionalmente e temporalmente) para desenvolver, irá desenvolver.

Conclusivamente, a biologia do crescimento determina o momento da cirurgia ortognática classe 3 na vida do paciente com deformidade dentofacial 3.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160