Blog

28 Jan 2021 - em Cirurgia Maxilofacial

Preciso extrair meu dente do siso. E agora, com quem vou extrair?

Com mais de 15 anos de experiência na área da cirurgia bucomaxilofacial, a extração cirúrgica dos sisos é uma rotina quase que diária por aqui.

Desde o início da minha formação como cirurgião bucomaxilofacial as bases teóricas da cirurgia do dente do siso sempre foram bem consolidadas. Dentre os aspectos teóricos aplicados em livros, as classificações mundialmente aceitas sobre o grau de dificuldade da sua remoção, antevendo sua dificuldade cirúrgica da remoção do siso previamente ao início da cirurgia de extração do dente do siso, são em minha opinião de grande relevância.

Claramente estas classificações muito adicionaram na seleção de casos mais fáceis e casos mais difíceis, porém após essa longa e ao mesmo tempo curta jornada de mais de 3 mil sisos removidos, posso dizer que nada mais impacta, do que as horas dedicadas a esta cirurgia. 

Muito similar a um piloto que, para ser piloto, antes foi copiloto com as horas de voo. Fazendo muito mais diferença do que qualquer aula teórica aplicada na formação básica da aeronáutica. Isso significa que mesmo que com o computador mais moderno dentro do avião, com instrumentos sofisticados, o melhor pouso e a melhor decolagem serão realizados pelo piloto com maiores horas de voo.

Cada siso com seu tamanho, forma e número de raízes, maior ou menor implantação óssea e sua posição, exige técnicas únicas para sua remoção. E a prática me demonstrou que não existe uma receita de bolo pronta, e que somente as horas clínicas de remoção (anos fazendo isso), demonstrando suas dificuldades, nos amadurece para uma extração, obedecendo e respeitando a fisiologia dos tecidos adjacentes e preservando a integridade de estruturas e acidentes anatômicos de risco.

SUPONHAMOS QUE VOCÊ COMO PACIENTE, TENHA DÚVIDAS EM QUEM CONFIAR PARA FAZER A REMOÇÃO DOS DENTES DO SISO, E A MESMA FOI INDICADA PELO SEU CIRURGIÃO DENTISTA DE CONFIANÇA, ou você começa a sentir dor no seu último dente bem lá de trás e suspeita ser do siso, que você pode até já ter ouvido algum conhecido ou familiar falar sobre, ou seu próprio dentista já haver mencionado.

Quando falamos em especialidade dentro da odontologia, ao assumirmos que alguém é especialista em determinada área focamos que o mesmo tem maior habilidade em determinado procedimento. Neste ponto, podemos fazer uma analogia com a oftalmologia, que é uma especialidade médica que trata dos olhos e nunca vimos um ortopedista fazer cirurgia ocular.

Desta maneira a remoção dos sisos, o especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial seria o profissional mais adequado.

Ainda com dúvidas? Só mandar pra cá! 

 

............................................

Dr. Pablo Leite
CRO/SC 6944

............................................

(47) 9 8864-0770⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8864-0770 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8864-0770 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160