Blog

10 Jul 2017 - em Cirurgia Maxilofacial

Como funciona a Cirurgia Ortognática?

Depois de um preparo ortodôntico com suas movimentações dentárias na busca de uma compatibilidade entre o arco superior e inferior, inicia-se o planejamento cirúrgico onde serão decididos quais as movimentações esqueléticas (direção) e suas amplitudes necessárias à obtenção dos objetivos da cirurgia ortognática, que são: respiração, movimentos mandibulares harmônicos, saúde periodontal, estabilidades das articulações temporomandibulares, oclusão  dentária e  estética facial.

Quando da decisão de movimentar o maxilar superior, e/ou o maxilar inferior e  a mentoplastia (corte na parte anterior do queixo) elas devem levar em conta a análise facial dos tecidos moles (lábio superior/ lábio inferior/ pirâmide nasal), ou seja, o equilíbrio/ proporção entre as partes faciais buscando assim sua harmonização.

O senso artístico do cirurgia bucomaxilofacial predomina nestas escolhas, junto com o feeling clínico baseado na percepção da resposta da pele as movimentações dos dentes e esqueleto subjacente. A análise cefalométrica dos tecidos moles também permite de maneira sistemática analisar quais as áreas deficientes que devem ser melhoradas ou amenizadas com as movimentações esqueléticas. 

Assim para corrigir uma classe 3, muitas vezes a correção implica além do recuo de mandíbula (colocar o maxilar inferior para trás) o avanço da maxila (colocar o maxilar superior para frente), na busca de equilibrar os lábios entre si com as demais estruturas da face. Estes movimentos são tridimensionais e com o planejamento virtual 3D na cirurgia ortognática suas simulação em um ambiente virtual é perfeitamente reproduzida no momento cirúrgico com o uso dos splints prototipados em impressoras 3D. 

planejamento-virtual-3D-na-cirurgia-ortognática
 
Além de movimentos para frente e para trás, movimentos para cima e para baixo e movimentos rotacionais (pitch/ roll e yaw) nos planos do espaço levam ao reposicionamento tridimensional dos maxilares buscando seu melhor posicionamento em relação aos tecidos moles da face. Estes movimentos rotacionais são utilizados principalmente em cirurgia ortognática para correção de assimetrias faciais.
 
As movimentações dentárias virtuais possibilitam uma melhor visualização e/ ou planejamento do que é necessário para que possamos tirar o máximo proveito das movimentações das estruturas ósseas. Assim antes de iniciar o tratamento ortodôntico prévio à cirurgia ortognática, as movimentações a serem executadas devem ser discutidas pelo ortodontista juntamente com o cirurgião e reavaliadas periodicamente para evitarmos surpresas de posicionamentos dentários que comprometem o resultado da cirurgia.

Dúvidas sobre a Cirurgia Ortognática? Agende uma consulta conosco!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8864-0770 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8864-0770 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160