Blog

19 Fev 2019 - em Cirurgia Maxilofacial

Cirurgia Ortognática: O emocionante depoimento de um paciente classe 3

Fico feliz de ler um depoimento assim. É emocionante ver tudo o que o paciente passou para no final poder nos contar que valeu a pena. O esforço, as dores do pós-cirúrgico e as limitações no início da recuperação não superam o sorriso, muitas vezes ainda dolorido, de felicidade por poder ser feliz sem preocupação alguma.

Gustavo é meu paciente e realizou a cirurgia ortognática de classe 3. O queixo dele era avançado, o que prejudicava seu sorriso e outras questões funcionais, como a respiração, por exemplo. Isso o deixava infeliz.

Mas a história tem um final alegre e um depoimento emocionante.

O depoimento da cirurgia ortognática classe 3

"Estive pesquisando, na internet, depoimentos de pacientes que se submeteram à cirurgia ortognática. Percebi que as pessoas sempre se manifestam para expressar experiências ruins, mas poucos estão dispostos a compartilhar um resultado positivo sobre a cirurgia. Talvez se tivesse assistido a estes depoimentos antes de ter me submetido ao procedimento, teria sentido medo ou talvez desistido.

Fazem pouco mais de 60 dias que me submeti a cirurgia ortognática. Logo após a cirurgia, o inchaço da face era tão evidente que era difícil até de beber um pouco de água. Nos primeiros dois dias não foi possível me alimentar. Não senti nenhuma dor no pós-cirúrgico, mas um grande desconforto. Os primeiros 5 dias são os piores. Febre, sangue coagulado congestionando as narinas, obrigando a respirar pela boca, o inchaço, ter que manter a boca fechada com os elásticos no aparelho ortodôntico, evitar ao máximo falar. Na noite do 4o. ao 5o. dia senti a musculatura da mandibula se contrair involuntariamente, como se estivesse mordendo com força. Não tinha como relaxar. Somado aos outros elementos, esse talvez tenha sido o pior momento, aliado ao cansaço mental da espera pela melhora.

A partir do 6o. dia, comecei a ficar melhor, a respiração nasal começou a ser possível, e o inchaço lentamente diminuía. Alimentação líquida e pastosa nos primeiros 30 dias. Perdi 6 quilos. Após um mês, retornei às atividades normais, ir trabalhar. A fala ainda prejudicada, voz rouca, por vezes afônico.

Minha voz ainda não se recuperou completamente, mas falo normalmente, o inchaço já se foi, meu rosto está normal, está melhor. Minha respiração está mais fácil que outrora, devido a mudança no maxilar. A mandibula, antes proeminente e com deslocamento lateral, agora está perfeitamente alinhada.

Sinto uma leve parestesia do lado direito, que está regredindo. Era um classe III, agora sou normal. Posso sorrir. Meu único arrependimento é não ter feito tudo isso antes. Valeu a pena. Estou feliz."

Imagem 3/4 do sorriso do paciente, no pré e no pós operatório.

Imagem frontal do sorriso do paciente, no pré e no pós operatório.

Imagem radiografica demonstrando a mudança no esqueleto facial e a posição das placas utilizadas.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160