Blog

24 Jun 2019 - em Cirurgia Maxilofacial

Benefício antecipado em Cirurgia Ortognática

Tradicionalmente a função da ortodontia no tratamento das deformidades dentofaciais é um preparo das arcadas dentárias. A intervenção cirúrgica seria realizada em um momento após o alinhamento e nivelamento dentário avançado, garantindo contatos entre os elementos dentários com uma relação inter arco próxima das relações / padrões de funcionalidade, ditos como ideais, restando somente uma fase final de ajustamento ortodôntico para a finalização do tratamento.

Com a publicação de NAGASAKA et al em 2009 introduziu se uma redefinição nas etapas envolvidas no tratamento ortocirúrgico, denominada SURGERY FIRST ou BENEFÍCIO ANTECIPADO.

O desenvolvimento do processo biológico do Fenômeno Aceleratório Regional do processo alveolar é um dos grandes meios pelos quais a intervenção ortodôntica pós cirurgia ortognática seria viabilizada.

O metabolismo ósseo alveolar estaria acelerado, pronto para modificações ósseo estruturais, facilitando as movimentações dentárias na correção de torques, apinhamentos, giro versões e curvas de spee.

Com relação ao ambiente muscular circunjacente (músculos mastigatórios / músculos da expressão facial), os quais dentro do desenvolvimento de uma deformidade dentofacial se moldaram estruturalmente ao desenvolvimento ósseo, criando assim um condicionamento fisiológico ao posicionamento e equilíbrio dentário. As movimentações ortodônticas, previamente a cirurgia ortognática sofrem algumas vezes restrições em função das pressões musculares circunjacentes que incidem sobre os elementos dentários, sendo assim ao alterarmos o padrão das cargas musculares adjacentes aos elementos dentários com a cirurgia ortognática, criamos um ambiente mais propício a determinadas movimentações dentárias.

Outro mecanismo que estaria associado ao benefício antecipado é a imediata alteração dos contatos dentários inter arcos, uma vez que os dentes quando em contato entre eles, ocorre uma interferência principalmente nos movimentos de nivelamento ortodôntico das arcadas dentárias, fundamentais para a correção das curvas de spee. No pós cirúrgico imediato, tal relação inter arco é alterada criando assim um ambiente livre e sem restrições a determinadas movimentações ortodônticas.

O benefício social relacionado a um tempo total menor de tratamento sem as desvantagens do comprometimento estético facial relacionado a fase de descompensação ortodôntica com o benefício estético facial imediato, o qual relaciona-se com a visualização do resultado pós cirúrgico imediato, antes das movimentações ortodônticas.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos

Rio do Sul

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta - 8h às 12h e 13h30 às 18h
 
Endereço
Rua Tuiuti, Ed. Tuiuti, 181 - Sala 103
Centro - Rio do Sul/SC CEP 89160-045

Blumenau

Telefone para contato
(47) 9 8896-0520 (WhatsApp)
Horário de Atendimento
Quarta - 8h30 às 12h e 14h às 18h
Outros dias consultar via telefone.
Endereço
Rua Dr. Amadeu da Luz, 122 Sala 81
Centro - Blumenau/SC CEP 89010-160